domingo, 18 de junho de 2017

Paulo Pessoa de Carvalho: um texto emotivo sobre as tragédias de ontem



O empresário Paulo Pessoa de Carvalho (na foto ao lado, com o director do "Farpas") expressou hoje a sua dor pelas duas tragédias de ontem - a morte do toureiro Iván Fandiño e o brutal incêndio que causou mais de 60 mortos em Pedrógão Grande, Leiria - num texto carregado de sentimento dada à estampa na página oficial da sua empresa PPC Produções na rede social Facebook, que aqui se transcreve na íntegra e com a devida vénia.

Tarde e noite negras
mas a vida tem
que continuar

Este espaço não é um espaço definido ou limitado à actividade da empresa, este é um espaço onde se fala do bom e também do triste, onde se respeitam os pessoas e se exprimem sentimentos quando os mesmos são incontornáveis e de impacto como os que aconteceram entre o final da tarde de ontem e a madrugada de hoje.
Estava em Santarém quando soube da trágica notícia da morte de Iván Fandiño, notícias aos soluços, primeiro estava mal, depois tinha morrido, afinal não, mas depois confirmava-se que sim, tinha-se a confirmação oficial da trágica notícia da morte de mais um toureiro. Num toiro que não era o seu, num quite como muitos que por cortesia se fazem, quis o destino que a morte o encontrasse. Hoje escrevo sobre este trágico acidente, porque sinto uma necessidade incontrolada de o fazer, talvez as responsabilidades como alguém que sente e vive a festa, que tem nas suas mãos responsabilidade de defender e preservar o seu futuro, que olha para o lado e vê mais um soldado, um bom soldado cair e sente que nada se consegue sem sofrimento e luta, que para chegarmos aonde queremos alguém tem que ficar pelo caminho…. Ontem foi um toureiro, um bom toureiro, Iván Fandiño não resistiu a uma cornada, mas nós temos que resistir por ele, pelos seus familiares e amigos, temos que continuar e honrar todos aqueles que pela festa perderam a vida, por todos aqueles que até aqui nos ajudaram a chegar e pensando neles, chegar mais longe! Esta é a melhor homenagem que pode ser feita, esta é a melhor forma de o honrar, estas minhas palavras são por ti e para ti, Iván Fandiño!
Ainda a emoção da notícia da morte de Iván Fandiño nos enchia de tristeza o coração, quando se começa a saber que uma tremenda tragédia estava a acontecer em Pedrógão Grande, um incêndio de proporções inimagináveis, estava a deflagrar e tinha já surpreendido centenas de pessoas e feito dezenas de vitimas!
Como é possível ficar indiferente? Como é que controlamos o nosso sentimento de solidariedade, de tristeza, de emoção, de querer fazer alguma coisa, mas o quê? o que podemos na verdade fazer? Mais uma vez a impotência de ajudar quem precisa nos deixa como que deprimidos, fracos e com vontade de que o relógio voltasse atrás e tudo fosse diferente, mas não é possível…. E agora? Esta é a pergunta! Para nós que ouvimos as notícias depois do embate e surpresa das mesmas, a vida amanhã voltará ao normal, mas para quem perdeu a vida, os seus bens, as pessoas da sua família e amigos? A realidade será outra, dura, triste e que só o tempo, muito tempo, permitirá que a pouco e pouco se vá amenizando...
Para eles e por eles, faço aqui um desabafo do meu sentimento, não que isso os possa ajudar, mas que nos desperte a todos para o que pode bater à porta de cada um de nós, e, se for possível sermos menos egoístas, estarmos mais atentos à nossa volta, preocuparmo-nos com o que possamos fazer de bem, talvez então tudo possa mudar um pouco, talvez as cornadas não sejam tão mortais, talvez os fogos não sejam tão devastadores!
Pelo Iván Fandiño e por todas as vítimas de Pedrógão Grande, deixo aqui o meu sentido pesar.

Paulo Pessoa de Carvalho

Fotos D.R. e Emílio de Jesus