domingo, 18 de junho de 2017

Roberto "Jarocho": "Fandiño estava consciente, mas queixava-se de que não podia respirar"


Apesar de partencer à quadrilha de Juan del Álamo, tendo, inclusivamente, acompanhado o jovem matador de Salamanca em diversas tentas em que tem participado em ganadarias portuguesas, o bandarilheiros Roberto Martín "Jarocho" (foto), antigo matador de toiros, fora ontem cedido por Álamo a Iván Fandiño, em cuja quadrilha saíu na fatídica corrida de Aire Sur l'Adour, em França. Por coincidência, "Jarocho" integrava também em Julho do ano passado em Teruel a quadrilha de Victor Barrio na tarde em que este morreu vítima de cornada.
Roberto "Jarocho" já estava no hotel em Aire Sur l'Adour, com os restantes bandarilheiros da quadrilha de Fandiño e também com a equipa de Juan del Álamo e preparavam-se todos para se dirigir ao Hospital de Mont de Marsan para saberem notícias do toureiro quando foram informados do fatídico desfecho. "Ficámos todos destroçados", declarou o bandarilheiro.
"Ele estava consciente, mas queixava-se de que não podia respirar. A cornada foi nas costas e viajou até ao estômago. Os cirurgiões olhavam uns para os outros, mas eu via muita impotência. Estabilizaram-no na enfermaria da praça e levaram-no para o Hospital de Mont de Marsan, mas já lá não conseguiu chegar...", afirma o toureiro.

Foto D.R./cultoro.com