domingo, 18 de junho de 2017

Rui Bento sobre a morte de Fandiño: "Ouviam-se os seus gritos fora da enfermaria!"

O toureiro com a dor estampada no rosto quando era levado para a enfermaria.
Morreria momentos depois a caminho do hospital
Um momento da primeira faena de Fandiño, premiada com uma orelha - e que
 ninguém imaginava que seria a última da sua vida
Sequência da cornada mortal de Ivá Fandiño ontem em França
Os momentos dramáticos que se viveram ontem em Aire Sur l'Adour. Na foto de
cima. visíveis Juan del Álamo e Rui Bento (num burladero, à esquerda) no momento
em que Fandiño era levado para a enfermaria. Em baixo, o malogrado toureiro
quando brindava ao público antes de iniciar a sua primeira - que seria a última -
faena, tendo cortado uma orelha


"Gritava com dores, era impressioante. Os gritos de Fandiño ouviam-se fora da enfermaria" - conta Rui Bento ao "Farpas", que ontem à tarde assistiu na praça francesa de Aire Sur l'Adour à trágica colhida mortal do matador espanhol Iván Fandiño, quando fazia um quite por "chicuelinas" ao terceiro toiro da corrida, da ganadaria espanhola da Baltazar Ibán, primeiro do lote do toureiro que apodera, Juan del Álamo.
"Pensámos que era uma cornada forte, mas nunca que ia morrer. Iván Fandiño fizera uma grande faena no primeiro toiro da corrida e cortara uma orelha. No terceiro, de Juan del Álamo, saíu a fazer um quite de capote e foi quando tropeçou e foi apanhado já no chão pelo toiro, que o enganchou e lhe deu uma cornada nas costas. Percebemos de imediato que era uma cornada grande, mas como não era do lado do coração, ficámos mais tranquilos. Eram impressionantes os gritos de Fandiño pela dor que sentia, quando o levantaram da arena e o levaram para a enfermaria", conta-nos o antigo matador de toiros Rui Bento, gestor taurino do Campo Pequeno e que ontem estava em Aire Sur l'Adour na qualidade de apoderado do matador Juan del Álamo.
E acrescenta:
"Logo a seguir, no tércio de bandarilhas, foi colhido contra as tábuas o nosso bandarilheiro Pedro Vicente Roldán (da quadrilha de Álamo), que sofreu apenas uns puntazos e uma contusão, mas sem gravidade. Entrou na enfermaria e eu fui com ele. Ainda lá estava o Iván Fandiño e eram impressionantes os seus gritos de dor, que se ouviam cá fora da enfermaria... Os médicos tinham no rosto estampada a impotência, estavam preocupados, a cornada era grave. Foi então levado para o Hospital de Mont de Marsan e a corrida prosseguiu. O Juan del Álamo teria cortado as orelhas a esse toiro se não tem pinchado a matar. Deu volta à arena. No segundol, cortou uma orelha. Fomos embora para o hotel, bem como a quadrilha de Ivá Fandiño e a seguir contávamos ir ao hospital saber como ele estava, quando recebemos a notícia de que morrera. Ninguém queria acreditar. A própria quadrilha do Fandiño estava connosco no hospital. Um dos seus bandarilheiros é Roberto Jarocho, antigo matador, que pertence à quadrilha de Juan del Álamo e que esta tarde saía com Fandiño. No ano passado, em Teruel, integrava a quadrlha de Victor Barrio quando esteve morreu em Teruel. É tudo muito duro de entender...".
"Antes da corrida - prossegue Rui Bento - estive com o Iván Fandiño no páteo de quadrilhas, deu-me um abraço e felicitou-me pela saída em ombros do Álamo na semana passada em Madrid. 'Vocês os dois já mereciam isto, fiquei muito contente pelo triunfo do Juan', disse-me".
Iván Fandiño, de 36 anos, natural de Orduña, no País Vasco, vivia em Guadalajara e era casado com uma equatoriana, de quem tinha uma filha de ano e meio. Rui Bento e Juan del Álamo acabam de abandonar o Hospital de Mont de Marsan, onde está o corpo do toureiro. "Chegaram os pais e uma irmã", diz-nos Rui Bento, adiantando que estão agora a decidir se o funeral se realizará em Orduña ou em Guadalajara, onde o toureiro vivia.
"Disseram-nos no hospital que a cornada era mesma fatal e que não havia nada a fazer. Perfurou-lhe o fígado e os rins. No caminho para o hospital terá tido uma paragem cardíaca e não foi possível fazer nada para o salvar", acrescenta Rui Bento.
Rui Bento e Juan del Álamo viajam neste momento para Salamanca, onde o toureiro actua amanhã em Ledesma. "Ainda se admitiu a hipótese de suspender a actuação de amanhã, mas o Juan decidiu tourear, é a melhor homenagem que pode fazer à memória de Iván Fandiño. A vida tem que continuar!", diz Rui Bento.

Fotos André Viard e Roland Costedoat/aplausos.es