segunda-feira, 31 de julho de 2017

Alcochete: Feira do Toiro-Toiro de 13 a 16 de Agosto

A mesa: da esquerda para a direita, António Telles, Drª Maria do Rosário Prates
(proprietária da praça), o crítico Francisco Morgado, José Luis Alveloa (vice-
presidente da Câmara) e o empresário António Manuel Cardoso "Nené"
Aspecto da assistência no Club Náutico "Alfoz"
O crítico Francisco Morgado no uso da palavra, sábado,
na apresentação da Feira do Toiro-Toiro, que vai
decorrer entre 13 e 16 de Agosto, com três corridas
à portuguesa e uma novilhada também à portuguesa
António Ribeiro Telles foi no sábado o cabeça de cartaz
entre alguns dos jovens cavaleiros que vão actuar na
Feira de Alcochete
O empresário António Manuel Cardoso no momento
em que apresentava os cartéis
O Grupo de Sevilhanas "Rocieras de Alcochete", que animou no sábado o acto
de apresentação da Feira do Toiro-Toiro, actuará na novilhada de 14 de Agosto


O histórico empresário da praça de toiros de Alcochete e ex-cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, António Manuel Cardoso "Nené", apresentou no sábado no Club Náutico "Alfoz", como oportunamente noticiámos, os cartéis que compõem, entre 13 e 16 de Agosto, a tradicional Feira do Toiro-Toiro, integrada nas portuguesíssimas Festas do Barrete Verde e das Salinas.
Com a presença de alguns dos cavaleiros que integram os cartéis, como António Telles, João R. Telles, Francisco Palha, Duarte Pinto, o praticante António Prates e o amador Manuel Oliveira, bem como dos cabos dos Grupos de Forcados participantes, da proprietária da praça Drª Maria do Rosário Prates e do vice-presidente da Câmara de Alcochete, José Luis Alveloa, o empresário congratulou-se pelos elencos que conseguiu reunir e que estão desde já a motivar a expectativa dos aficionados.
A primeira corrida será no domingo 13 de Agosto (18 horas), o XXXV Concurso de Ganadarias Associadas, homenageando-se o Real Clube Tauromáquico Português pelos seus 125 anos de existência. Toureiam os cavaleiros João Moura, António Telles e Francisco Palha e pegam em solitário os Amadores de Alcochete. Os toiros, disputando os prémios de bravura e de apresentação, serão das ganadarias Veiga Teixeira, Condessa de Sobral, Branco Núncio, Vinhas, Brito Paes e Canas Vigouroux.
No dia 14 (22 horas) há uma Novilhada com os jovens cavaleiros Francisco Correia Lopes, Ricardo Cravidão, Manuel Oliveira e José Moreira (que presta prova para cavaleiro praticante) e os forcados do Montijo e de Alcochete, lidando-se novilhos de Monte Cadema. O espectáculo conta ainda com a actuação do Grupo de Sevilhanas "Rocieras de Alcochete", que no sábado abrilhantaram o acto de apresentação dos cartéis.
A corrida de dia 15 (22 horas), de Homenagem ao Emigrante, é de seis cavaleiros e tem como grande atractivo a lide de imponentes toiros da ganadaria de José Luis Vasconcelos e Sousa d'Andrade (Sommer). Actuam Rui Salvador, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Duarte Pinto, Jacobo Botero e o praticante António Prates e pegam os grupos de forcados de Évora e do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.
O cartel-estrela da Feira é o de quarta-feira 16 de Agosto (22 horas), com toiros de Varela Crujo e os cavaleiros Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e João Ribeiro Telles, estando as pegas a cargo dos forcados de Vila Franca e de Alcochete.

Fotos Maria Mil-Homens