quarta-feira, 19 de julho de 2017

"Batalha campal" dos valentes Amadores de Vila Franca em Moura

A tentativa de cernelha de João Maria Santos e Carlos Silva
Rui Godinho foi quatro vezes, estoicamente, à cara do toiro
Momentos duríssimos da actuação dos Amadores de Vila Franca no domingo
em Moura, frente ao toiro de Monte Cadema. Em baixo, a grande pega de
Cláudio Pereira, do Real Grupo de Moura


Noite duríssima para os Forcados de Vila Franca e para o Real Grupo de Moura na corrida nocturna de domingo em Moura, que marcou a estreia do empresário Paulo Pessoa de Carvalho na gerência da praça alentejana e que registou uma forte entrada de público (três quartos).
Triunfo grande do cavaleiro João Ribeiro Telles (de que mostraremos todas as fotos já a seguir) e actuações esforçadas de António Telles e Luis Rouxinol frente a toiros de distintas ganadarias (tratava-se de um concurso), tendo os cavaleiros estado muito por cima dos oponentes. Venceu, com toda a justiça, o toiro de Maria Guiomar Cortes de Moura, que ganhou os prémios de bravura e apresentação.
Os Forcados de Vila Franca, triunfadores da última temporada no Campo Pequeno, um dos grandes grupos do país, viveram uma noite de muita dificuldade. O valoroso Francisco Faria pegou à quarta o complicado toiro de Santiago (mal visto) e o grande Márcio Francisco executou grande pega ao de Pinto Barreiros. A "batalha campal" ocorreu no quinto toiro, um boi da ganadaria Monte Cadema (Lampreia), que João Maria Santos e Carlos Silva tentaram pegar de cernelha, sem sucesso, pelo muito sentido do animal e também pela pouco eficiente condução dos cabrestos por parte dos campinos. Tentou depois a pega o valente Rui Godinho, mas as quatro tentativas, com uma enorme intervenção do primeiro-ajuda, não resultaram também. Já com o ambiente bem quente, foi o cabo Ricardo Castelo quem foi à cara do toiro, acabando também por ser derrotado. A coesão e a união de todos os forcados foi nesta noite um exemplo. Por morrer uma andorinha nunca acabou a Primavera. Força, Amadores de Vila Franca!
Pelo Real Grupo de Forcados Amadores de Moura, também em noite dura e brilhante, pegaram João Caeiro (à terceira), Rui Branquinho (à segunda) e Cláudio Pereira (à primeira, com uma pega enorme).

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com