sexta-feira, 21 de julho de 2017

Noite grande no Campo Pequeno: é tão simples, meus senhores, basta haver Toiros de Verdade!

A actuação do Maestro António Ribeiro Telles no segundo toiro da noite foi
todo um compêndio de arte, de valor e de como se toureia a cavalo
Luis Rouxinol, on ganadero Joaquim Grave e o valente forcado Francisco Graciosa,
três dos grandes triunfadores da noite de ontem no Campo Pequeno. Em baixo,
o momento da alternativa de Luis Rouxinol Jr., concedida por seu pai, 30 anos
depois de ter recebido a sua

Grande corrida de toiros ontem no Campo Pequeno. De toiros, mesmo. Assim, sim. Quando há toiros de verdade, a pedir contas, exigentes, quando há emoção, quando se sente o perigo e os corações dos aficionados palpitam, dá gosto e engrandece-se a verdadeira essência do espectáculo tauromáquico. O público vai à praça, como ontem foi e encheu o Campo Pequeno. E volta nas próximas corridas. Afinal, meus senhores, não é assim tão difícil, nem há assim tantos segredos: basta apresentar toiros sérios e toureiros e forcados que tenham alma para os enfrentar.
Noite marcada pelos veteranos. Que grandes actuações de António Telles e de Luis Rouxinol. Alternativa digna de Luis Rouxinol Júnior. E a classe de Manuel Telles Bastos, um equitador exímio e um toureiro de porte clássico. Uma pega histórica de Francisco Graciosa (Amadores de Santarém) premiada com duas voltas à arena. Uma noite dura para os valentes Forcados de Coruche, que não desarmaram, mesmo nos momentos mais difíceis. Uma corrida dirigida com aficion e seriedade por Manuel Gama. Uma noite em que todos sairam da praça a comentar as incidências de um espectáculo marcado sobretudo pela seriedade dos magníficos toiros de Murteira Grave. O ganadero Dr. Joaquim Grave deu volta no terceiro toiro, que foi premiado também com volta à arena. E porque é que o ganadero não saíu em ombros? E o forcado Francisco Graciosa? E o António e o Luís? Mereciam ontem ter tido essa honraria.
Noite grande de toiros, a corrida que faltava ao Campo Pequeno para pôr outra vez tudo no seu sítio.
Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Maria João Mil-Homens. A não perder, mesmo!

Fotos Maria Mil-Homens