terça-feira, 25 de julho de 2017

Solange Pinto desmente o indesmentível... Chamem a Polícia!


Solange Pinto, directora do site touroeouro.com, escreveu ao director do "Farpas" a carta que a seguir publicamos, com todo o gosto, na íntegra, procurando fazer crer que são falsas as notícias que aqui demos da agitação que nos últimos dias se viveu nas praças de toiros da Póvoa de Varzim e da Figueira da Foz e onde dois empresários/apoderados, Francisco Penedo e José Luis Gomes, foram identificados pela polícia, por queixa de alegadas agressões ou tentativas de agressão ao fotógrafo Dinis, do mesmo site e companheiro de Solange. Aqui vai a sua versão dos factos:

Caro Miguel Alvarenga,
Sem que o exija, pois um blog goza de estatuto marginal face às obrigações de um verdadeiro órgão de comunicação, solicito, apelando única e exclusivamente ao seu bom senso, que publique estas linhas que lhe endereço, na tentativa de repor a verdade, face às “notícias” que publicou no passado sábado e ontem, segunda-feira.
Antes de repor a verdade, refiro que escrevo em meu nome, Solange Pinto; em nome do órgão de comunicação que represento, TouroeOuro.com e ainda, em nome de outros membros do site, visados na suas publicações.
Sendo o Miguel um jornalista “encarteirado” e sei, que, com profunda noção dos deveres e obrigações a que está sujeito, custa-me aceitar, que, tenha publicado duas notícias, com base em fontes mentirosas, fazendo-o cair no erro de informar, mentindo!
Mais me choca, quando constato, que nos casos que citarei, não se preocupou minimamente em averiguar a veracidade do que publicou, quiçá fruto de um impulso, se não mesmo, um desejo forte de dar à estampa uma conveniente e muito estratégica notícia, face à ideia que alegadamente pretende “vender”, a do isolamento do TouroeOuro.
Sendo eu, a equipa do TouroeOuro e o próprio TouroeOuro visados, posso garantir, que não cumpriu um dos princípios básicos do jornalismo. O de ouvir, as partes citadas nas notícias.
A mim, garanto, não me contactou!
Pois bem, cada órgão com o seu critério editorial, mas posso garantir-lhe, que eu, enquanto Directora do TouroeOuro, não vi interesse em noticiar a agressão de que o Miguel Alvarenga foi vítima em Monforte. Simplesmente, não foi notícia. Não teve interesse!
Regozijo-me pelo facto do ToureoOuro ser notícia no seu blog, mas vejo-me obrigada, a repor a verdade.
A notícia intitulada de “Polémica: Francisco Penedo identificado pela PSP ontem na Póvoa”, publicada no sábado, 22 de Julho, às 19h58, não corresponde à verdade. As testemunhas oculares, foram fonte fraca, pois em nenhum momento, eu ou o João Dinis, mandámos identificar o Sr. Francisco Penedo. Houve de facto uma discordância no que à atribuição do prémio para a melhor lide concerne, sendo que, o assunto começou e terminou ali, na trincheira da Praça de Touros da Póvoa, sem que ninguém, identificasse ninguém!
Relativamente à notícia publicada segunda-feira, às 11h22, intitulada de “Figueira da Foz: José L. Gomes também identificado por PSP também por queixa de Dinis”, volta a cair na mentira da primeira, voltando a chamar à notícia a identificação do Sr. Penedo, na Póvoa de Varzim. Mais acrescento, que volta a prestar mau serviço jornalístico, pelo facto de frisar que ‘O antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa nega em absoluto a alegada agressão", sem que, tenha ouvido o João Dinis.
Mais, a notícia, envolve a sua opinião no que diz respeito às relações do TouroeOuro com o mundo tauromáquico, voltando a evidenciar-se mau praticante de jornalismo. Saberá melhor que eu, que uma notícia, jamais poderá envolver a sua opinião, reveladora aliás, de alegado tendenciosíssimo, diga-se, pouco ético.
Para finalizar, resta-me acrescentar e pedir-lhe, que não lamente ou disserte sobre a forma segura ou insegura como o ToureOuro sai à rua.
O TouroeOuro não come e cala, não rebola no chão à porta de uma praça de touros, nem sai de camisa rota, sem que faça… nada! Isso sim, lamento eu que tenha acontecido consigo, não me alegrando nada, que um jornalista sofra pressões, por dar notícias que possam não agradar às partes citadas e que por isso, sofra pressões e ameaças à sua integridade física.
Achei-o sempre, defensor absoluto, da liberdade de expressão… mas…

Solange Pinto

A minha resposta, curta e tão simples

Caríssima Solange,
Antes de mais, muito agradeço a sua carta, em jeito de esclarecimento e dando a sua versão, não real, mas versão, dos factos ocorridos na Póvoa de Varzim e na Figueira da Foz.
Um blog, como tanto gosta de apregoar, não é um site. Mas isso, para mim, que entendo pouco destas modernices, tanto faz. Importa-me, sim, a importância que o "Farpas" tem no meio taurino, as milhares de visualizações diárias que regista, os quase 18 milhões de leitores que teve desde o seu início e, sobretudo, o respeito e credibilidade de que goza no meio da tauromaquia, portuguesa e estrangeira, independentemente de se chamar blog ou se intitular site...
E não vou perder muito mais tempo, Solange. Claro que sou e sempre fui um defensor absoluto da liberdade de expressão (até estive preso por isso e você sabe). Aprendi com grandes Mestres. Vera Lagoa e Manuel Maria Múrias. De cujos ensinamentos tanto me orgulho sempre. Sempre, mesmo.
Quanto ao que me conta, sabe tão bem como eu, que o que escrevi é verdade. O Senhor Francisco Penedo e o Senhor José Luis Gomes foram, efectivamente, identificados pelas autoridades nas praças, respectivamente, da Póvoa de Varzim na sexta-feira e da Figueira da Foz no domingo, depois deles se ter queixado o seu fotógrafo. Outros o virão a ser, certamente, mas espero bem que isso não volte a acontecer...
Se chegaram ou não chegaram a chegar a roupa ao pêlo ao seu repórter, não sei. Mas que ele se queixou deles, queixou, sim senhor. E na Figueira, inclusivamente, você escreveu no seu directo que da segunda parte não haviam imagens... por motivos que depois explicaria, mas que não chegou a explicar. Porquê, Solange?
Na verdade, o seu site isolou-se. Mas isolou-se e ficou isolado porque vocês assim o quiseram. É da História que quem semeia ventos, depois colhe tempestades. Mas isso não são contas do meu rosário. São apenas e só do seu.
Sobre as tentativas de agressão, ou agressões, ou simples abanões, já o escrevi e repito, desaprovo em absoluto. Não era preciso - que baixeza, menina! - recordar o episódio de Monforte. Foi, apenas e só, um mau momento que viveram dois Amigos de sempre. E que está esquecido. Completamente.
E sabe que mais, Solange? Se precisarem de sair à rua mais tranquilos, na próxima corrida sentem-se ao meu lado. Terei o maior dos gostos. Garanto que ninguém vos toca. Levo os meus amiguinhos do Linhó, se precisarem. Ou os amigos, ainda mais perigosos, dos tempos difíceis do PREC (sabe o que é?) em que os jornais da Esquerda festiva me chamavam "o nazi dos liceus". Tempos da Rede Bombista e dessas coisas... Esses são maus à séria. Mas não deixam tocar em ninguém ao meu lado. Se quiserem, estou à disposição! Mas acautelem-se... que eles andem por aí...
Beijos, Solange.

Miguel Alvarenga

Foto D.R.