quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Amanhã em Estremoz: a grande noite de José Maldonado Cortes

Há 55 anos (22 de Abril de 1962, Domingo de Páscoa), José
Maldonado Cortes recebeu a alternativa na antiga praça do
Campo Pequeno apadrinhado pelo saudoso Pedro Louceiro
Lidam-se amanhã em Estremoz imponentes toiros da ganadaria Mata-o-Demo

Amanhã, sexta-feira, 1 de Setembro, a partir das 22 horas, a praça de toiros de Estremoz vive a grande festa de homenagem aos 55 anos de alternativa de Mestre José Maldonado Cortes, emblemático cavaleiro da cidade alentejana e uma das grandes figuras do toureio equestre nacional.
José Maldonado Cortes recebeu a alternativa no Domingo de Páscoa do ano de 1962, 22 de Abril, na antiga praça do Campo Pequeno, apadrinhado pelo saudoso Pedro Louceiro numa tarde em que se lidaram toiros de Manuel César Rodrigues e completaram o cartel os espadas Luis Alviz e Joaquim Barroca e os Forcados Profissionais de Lisboa, comandados por Adelino de Carvalho.
Na corrida de amanhã em Estremoz, em que José Cortes participará nas cortesias, actuam os cavaleiros João Moura, Francisco Cortes, Miguel Moura e o jovem amador Francisco Cortes Jr., neto do homenageado e que faz a sua estreia em público numa noite de particular significado para a ilustre Família Maldonado Cortes.
Pegam os grupos de forcados de Évora, de Alter do Chão e de Monforte e lidam-se seis toiros e um novilho da ganadaria Mata-o-Demo, dos irmãos Carreira, de Santarém.

Fotos D.R. e Florindo Piteira