sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Correia Lopes, Soria Costa e Diogo Peseiro em grande destaque na agradável novilhada de ontem em Lisboa

Francisco Correia Lopes reafirmou ontem o seu bom porte de cavaleiro clássico
numa actuação de alto nível e grande classe frente a um codicioso novilho da
ganadaria Varela Crujo
Soria Costa, cavaleira nortenha, foi a agradável surpresa de ontem no Campo
Pequeno. Em baixo, Diogo Peseiro, que teve destacadíssima actuação com o
bom novilho de Carlos Falé Filipe

Muito agradável e com grande adesão do público (quase meia casa preenchida) a novilhada de oportunidade aos novos valores que ontem decorreu no Campo Pequeno e foi o nono espectáculo da Temporada História de comemoração dos 125 anos da inauguração da praça.
Os maiores destaques foram as lides dos cavaleiros Francisco Correia Lopes, que reafirmou o seu porte de bom toureiro clássico frente a um codicioso novilho de Varela Crujo; da jovem cavaleira Soraia Costa, que foi uma grata surpresa para todos, revelando rara intuição e bom sentido de lide diante de um bom novilho de Paulo Caetano; e do novilheiro Diogo Peseiro, com atitude e muito querer, excepcional com as bandarilhas e autor de uma profunda e sentida faena de muleta com bonitas sérias pelos dois lados, frente a um também muito bom novilho de Falé Filipe.
O jovem cavaleiro Manuel Oliveira demonstrou boas maneiras, sem contudo conseguir uma lide redonda. Talvez fosse ainda cedo para se apresentar em Lisboa, falta-lhe traquejo e rodagem, mesmo assim cravou dois bons curtos. Lidou um novilho de boa nota da ganadaria Vinhas.
Frente a um novilho manso de Murteira Grave, o valoroso novilheiro Joaquim Ribeiro "Cuqui" teve poucas opções. Valeu a sua vontade e o seu esforço, reafirmando potencialidades para poder ir longe, mas ontem, na realidade, faltou-lhe matéria prima.
Sérgio Nunes fechou a noite com um novilho encastado de Ribeiro Telles, afirmando-se pela entrega e pela valentia.
Destaque ainda para um grande par de bandarilhas do veterano Pedro Gonçalves e dois mais regulares de Fábio Machado.
As pegas foram vistosas e sem dificuldades de maior. David Mouchão, dos Amadores da Azambuja, pegou à primeira o primeiro novilho, com o grupo a ajudar e a fechar bem; Fábio Madeira, dos Amadores da Póvoa de S. Miguel, consumou também ao primeiro intento a segunda pega da noite; e Duarte Campino, dos Amadores do Cartaxo, pegou à terceira o terceiro novilho. Os três forcados brindaram as suas actuações à administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Resende e a Rui Bento, director de Tauromaquia, em reconhecimento pela oportunidade que lhes foi dada de virem pegar à capital.
Na direcção da corrida esteve, com o acerto, a competência e a aficion usuais, o antigo forcado Manuel Gama, assessorado pelo médico veterinário Dr. Carlos Santos.

Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Carlos Silva.

Fotos Carlos Silva