segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Hoje em Angra do Heroísmo: toiros de A. Silva com média de 515 quilos na tarde do 10º aniversário do GFA do Ramo Grande

Depois de na 6ª feira ter conquistado na Monumental da Ilha Terceira o prémio
para a melhor lide, a moral está em alta e João Moura Jr. volta hoje a tourear
aqui em Angra do Heroísmo. Na foto, ao almoço, no Hotel Beira Mar, Moura Jr.,
Miguel Alvarenga, Rui Bento, Benito Moura, João Soller Garcia e Diogo Malafaia
Um dos imponentes exemplares da ganadaria dos Herdeiros do Dr. António Silva
para a corrida desta tarde em Angra do Heroísmo
Manuel Pires assume hoje o comando do Grupo de Forcados Amadores do Ramo
Grande, sucedendo ao cabo-fundador Filipe Pires (foto de baixo), que esta tarde
se despede das arenas 


Tudo a postos para a segunda grande corrida das Festas da Praia da Vitória, que esta tarde vai ter lugar na Monumental de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, a partir das 18h30 (19h30 no continente) e que constitui um marco importante para a Tauromaquia Terceirense e para a Forcadagem, uma vez que se celebra o 10º aniversário do valoroso Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (Praia da Vitória) e se dará a passagem de testemunho na sua chefia.
Hoje retira-se das arenas Filipe Pires (foto ao lado), o cabo-fundador do grupo, passando o testemunho a seu primo Manuel Pires (foto de cima), um dos grandes Forcados da actualidade e que ainda na passada segunda-feira foi autor de uma pega histórica nesta mesma arena da Monumental de Angra, vencendo o troféu que estava em disputa numa noite de competição com os grupos continentais de S. Manços e de Arronches.
Esta tarde lidam-se seis imponentes toiros dos Herdeiros do Dr. António Silva, o curro mais imponente dos últimos anos na Ilha Terceira. Os toiros já foram sorteados e pesados e a ordem de lide vai ser esta: primeiro toiro, nº 3, com 518 quilos; segundo, nº 32, com 476 quilos; terceiro, nº 17, com 488 quilos; quarto, nº 22, com 520 quilos; quinto, nº 13, com 583 quilos; e sexto, nº 6, com 506 quilos. Os toiros pesam em média 515 quilos e o sobrero é o nº 20, com 447 quilos, da ganadaria Silva Herculano.
Além dos Forcados do Ramo Grande, que hoje pegam em solitário para celebrar o seu 10º aniversário e a mudança de cabo, o cartel desta tarde é composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol (a cumprir 30 anos de alternativa), Tiago Pamplona e de novo João Moura Jr., que aqui conquistou na sexta-feira o prémio para a melhor lide.
No momento da passagem de testemunho na chefia do GFA do Ramo Grande, será estreado um pasodoble em homenagem ao seu 10º aniversário da autoria do famoso músico terceirense Carlos Alberto Moniz.

Fotos D.R. e Paulo Pires/@Manuel Pires/Facebook