quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Rui Godinho "Peitaça": o adeus de um Forcado de eleição

Rui Godinho "Peitaça" fez quatro heróicas tentativas para pegar este imponente
toiro de Romão Tenório, sofrendo fracturas em dois dedos do pé e tendo que
amputar um. Na trincheira, vê-se Francisco Costa Montezo, que comandou nesta
tarde a Selecção de Glórias da Forcadagem na nossa corrida na Figueira da Foz
Setembro de 2010, manchete do jornal "Farpas" noticiando o incidente sofrido por
"Peitaça" (foto de baixo) na nossa 11ª Corrida na Figueira da Foz


Histórico e grande forcado do Grupo de Amadores de Coruche, Rui Godinho, conhecido por "Peitaça", despede-se das arenas na corrida que no próximo dia 24 de Setembro se realiza na praça de toiros de Coruche e onde se lidam seis toiros da mítica ganadaria Palha.
O célebre "Peitaça" foi o grande herói da 11ª Corrida "Farpas" celebrada na praça da Figueira da Foz em 8 de Agosto de 2010, integrando uma Selecção de Glórias da Forcadagem comandada por Francisco Costa Montezo, glória dos Amadores do Montijo e antigo cabo dos Amadores Lusitanos, dado o veto que ao tempo a Associação Nacional de Grupos de Forcados decretara ao jornal "Farpas", impedindo os grupos associados de nela participarem.
Rui Godinho efectuou nessa tarde quatro valorosas tentativas para pegar o imponente quarto toiro da corrida, da ganadaria de Francisco Romão Tenório, sofrendo fractura de dois dedos do pé. Na sequência dessas lesões, acabou por ser operado no Hospital de Santarém dias depois, onde lhe amputaram o dedo mindinho do pé direito.
Na altura e quando já estava em sua casa em Coruche, a recuperar da melindrosa intervenção cirúrgica. Rui Godinho disse ao "Farpas":
"Perdi o dedo do pé, mas orgulho-me de ter participado nesta Selecção de Forcados, onde vivi o verdadeiro espírito de camaradagem e amizade de outros tempos, infelizmente hoje desaparecido dos grupos...".
Na hora da despedida, o nosso maior aplauso para um Forcado de eleição.

Fotos João Dinis/Farpas/Arquivo