segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Forcados lesionados na Amieira já estão em casa a recuperar

Houve sete forcados lesionados na corrida que sábado se realizou na Amieira
Imprensa generalista em cima dos acidentes sofridos por forcados, depois das
duas mortes ocorridas em apenas dez dias. O "Correio da Manhã" dá hoje
destacado relevo aos acidentes que aconteceram no sábado na Amieira e
ontem em Vendas Novas


Já se encontram em suas casas todos os forcados que no sábado se lesionaram numa dura corrida na Amieira (Portel) em que se lidavam potentes toiros das ganadarias de José Luis Pereda (divisa espanhola) e Herdeiros de Varela Crujo, um festejo que foi promovido pela empresa Verdadeira Festa, de Vasco Durão - promotor, também, da grande corrida que se anuncia para dia 30 em Alcácer do Sal e onde se vão lidar igualmente imponentes toiros das temidas ganadarias Miura e Murteira Grave, um confronto luso-espanhol.
O ferido que inspirava maiores cuidados era o forcado Jorge Valadas, dos Amadores de S. Manços, que sofreu forte pancada com a cabeça no chão e ficou na arena inanimado, fazendo recear o pior. Viveu-se na praça e depois na enfermaria um momento de enorme dramatismo e angústia, mais a mais pelo facto de ter ocorrido poucas horas depois da morte do forcado Fernando Quintella, colhido na véspera na Moita.
Florindo Piteira, repórter fotográfico que testemunhou o acidente, referiu ao "Farpas" que "na enfermaria entrou tudo em pânico quando a médica que assistia o Jorge Valadas começou ao berros a pedir que chamassem a ambulância do INEM porque ele estava 'a abalar', ou seja, temeu que lhe morresse nos braços".
A equipa médica do INEM chegou algum tempo depois e no momento foi mesmo admitida a hipótese de evacuar o forcado de helicóptero, mas acabou por ir na ambulância para o Hospital de Évora onde, felizmente, não lhe confirmaram nenhuma lesão grave, tendo alta na manhã de sábado e já se encontrando em casa a recuperar.
Também os forcados Nuno Leão, João Rosmaninho e Diogo Rodrigues, igualmente transportados ao Hospital de Évora, já tiveram alta e já estão também em casa.
O "Correio da Manhã" de hoje faz alusão a ferimentos sofridos nessa corrida em sete forcados, mas informa também que todos estão recuperados. Na última página, o jornal refere ainda que ontem em Vendas Novas se lesionaram mais dois forcados - como acabamos de noticiar - mas graças a Deus sem gravidade.

Fotos Florindo Piteira e CM