quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Grupo que gere Monumental de Madrid quer comprar concessão do Campo Pequeno



O grupo suíço Springwater, dono das agências de viagens TopAtlântico e Geostar e que gere a Monumental de Madrid através da marca Nautalia (associado ao empresário francês Simón Casas) já "registou oficialmente o seu interesse" na compra da concessão do Campo Pequeno, anuncia hoje Martin Gruschka, CEO do grupo, em entrevista ao "Jornal de Negócios" (ao lado).
O concurso para compra da concessão do Campo Pequeno deverá ser lançada até ao final deste ano e a Springwater anuncia que vai concorrer. O empresário não revela o valor que o grupo está disposto a pagar, mas adianta que gostaria de ter o Campo Pequeno já no portefólio em 2018.
"Acho que temos um bom porto de partida, porque temos experiência a gerir uma praça de toiros, a maior da Europa. É um ponto de experiência incomum", afirma Martin Gruschka, referindo-se à Monumental de las Ventas, que está adjudicada à Springwater e é gerida através da Nautalia em sociedade com Simón Casas.
À semelhança do que sucede em Madrid, adianta o "Jornal de Negócios", a estratégia do grupo suíço para o Campo Pequeno passa pela organização de eventos, tornando-o num atractivo para os turistas, nunca deixando de realizar corridas de toiros, obviamente. Na operação estão incluídos a arena, a zona comercial e o parque de estacionamento.
A Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, anteriormente detidas pelas famílias Borges e Goes Ferreira, que em 2000 iniciaram todo o projecto de reabilitação da praça de toiros, reinaugurada em 2006, entrou em insolvência em 2014. Em Junho de 2016, recorda o jornal, a Drª Paula Resende, que dois anos antes assumiu a função de administradora judicial da empresa, contava ao "Jornal de Negócios" ter recebido diferentes manifestações de interesse estrangeiro para a aquisição da concessão do Campo Pequeno (propriedade da Casa Pia), vindos sobretudo de França e de Espanha.
Paula Resende passou de uma administradora judicial a uma empreendedora e entusiasta defensora da arte tauromáquica e da cultura portuguesa e em apenas três anos, em parceria com Rui Bento, director de Tauromaquia da empresa, recolocou a praça do Campo Pequeno na rota das grandes figuras mundiais do toureio, devolvendo-lhe o carisma internacional de outros tempos.
O grupo Springwater entrou em Portugal em 2014 depois do colapso do Grupo Espírito Santo, ganhando a compra da Espírito Santo Viagens, detentora da TopAtlântico e em Outubro de 2015 comprou a Geostar à Sonae.

Foto D.R.