quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Mundo equestre de luto: morreu Manuel Heleno

Manuel Heleno (à direita, na foto) com sua Mulher e João Cortesão em 2011
em casa de José Manuel Pires da Costa durante a Feira da Moita


Morreu esta madrugada Manuel Herminio Domingos Heleno, após uma longa e corajosa luta contra a doença, informa o site Equisport.
Diplomata, empresário, escritor, cavaleiro e criador, Manuel Heleno presidiu a várias organizações internacionais e nacionais e foi fundador da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe, da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-Árabe, da Associação Portuguesa do Cavalo Luso-Árabe, da Organização Mundial do Cavalo Árabe Montado ou Atrelado e do El Rey Clube D. Duarte I.
Foi membro do Conselho de Administração da Conference International de l’Anglo-Árabe, primeiro presidente da Comissão de Desporto da ECAHO e membro da Direcção da Associação Portuguesa do Cavalo “Selle Français”.
Foi também o autor do Stud Book do Puro Sangue Árabe, e ainda escritor do excelente livro “O Cavalo Árabe em Portugal” e da grandiosa obra “Tourada – Tradição Portuguesa” (ao lado). Escreveu também inúmeros artigos em revistas e jornais de vários países.
João Cortesão recorda hoje no seu blog "Sortes de Gaiola" que a Manuel Heleno se deve também o arranque das corridas de toiros à portuguesa em França, já que organizou naquele país com o saudoso Nuno Salvação Barreto o primeiro espectáculo com cavaleiros e forcados.
A missa de corpo presente será celebrada no próximo sábado, 23, as 10h30 na Capela da Quinta da Figoeira, seguido o funeral no mesmo dia para Monte Real.
A toda a Família enlutada, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Foto M. Alvarenga