segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Revista "Novo Burladero" a caminho de ser "quarentona"

Há 40 anos, arrancava a revolução mourista e a primeira
edição da revista "Burladero" dedicava a sua capa ao
"niño prodígio" do toureio a cavalo, João Moura (na foto,
com o "Ferrolho" na tarde inesquecível de Madrid)
Vai para 40 anos, foi este o texto de apresentação da revista. Em baixo,
a edição deste mês, última de 2017, dedicada à Feira da Golegã

Miguel Alvarenga - A revista "Novo Burladero" acaba de publicar a sua última edição do ano (ao lado), dedicada à Feira da Golegã e onde se destaca também a segunda parte da interessante entrevista ao antigo apoderado Luis Toucinho.
No próximo ano, a revista dirigida por João Queiroz cumpre 40 anos de existência - um marco na Imprensa Taurina portuguesa e mesmo mundial.
Anos antes de a dar à estampa, Queiroz dirigira a revista "Broncas & Olés", antecessora desta - onde publiquei no ano de 1973 a minha primeira crónica.
Demasiado radical, por vezes (ou quase sempre), espécie de tribuna dos "Velhos do Restelo", onde só tudo o que se fazia antigamente era bom e hoje quase nada presta, a revista "Novo Burladero" tem o mérito da persistência e, goste-se ou não, da luta séria e honesta por uma Festa melhor.
João Queiroz - e a maioria dos que escrevem na sua revista - é um homem de convicções e que jamais se arredou um milímetro dos seus ideais. Admiro quem luta pelas convicções que tem, indiferente ao que os outros pensam disso. Também sou assim. Por isso o aplaudo e o louvo e o admiro. E lhe tiro o meu chapéu.
"Dentro de um mês, quando sair a primeira edição de 2018, entraremos no quadragésimo ano de publicação deste molhinho de folhas onde, escrevendo essencialmente de toiros e toureiros, vamos dando vida ao sonho que tem vindo a ser, aos poucos, tornado realidade ao longo dos últimos quarenta anos. É obra!", escreve João Queiroz no editorial deste mês, intitulado "Quarentona e orgulhosa!".
É obra, mesmo! Parabéns a toda a equipa!

Fotos D.R.