sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Protoiro reúne com Ministério da Cultura



A Protoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia reuniu no passado dia 10 de Janeiro com o Ministério da Cultura, que tutela o sector da Tauromaquia.
A reunião teve como objectivo abordar vários temas relevantes para o sector, tendo sido discutido o desenvolvimento de projectos de valorização do património material e imaterial da cultura tauromáquica e apoios à criação artística, além da necessidade do regresso da taxa de IVA do sector cultural para a taxa reduzida, como forma de potenciar a economia cultural portuguesa e a economia taurina em particular.
Houve ainda oportunidade para fazer um ponto de situação do projecto vencedor do Orçamento Participativo de Portugal, "Tauromaquia, Património Cultural de Portugal" e para abordar o plano estratégico para o sector que a Protoiro está a elaborar, além da necessidade de aumentar a visibilidade da cultura tauromáquica nos canais oficiais do Turismo de Portugal. 

As recentes propostas parlamentares do BE, PAN e Verdes (chumbadas) e que pretendiam discriminar o IVA dos artistas tauromáquicos e a presença das transmissões televisivas de touradas na RTP foram também temas discutidos na reunião.
A Protoiro considera que a reunião foi produtiva e pretende dar continuidade a um diálogo construtivo com o Ministério da Cultura, potenciando deste modo a atenção merecida por parte da tutela a uma área tão relevante da cultura portuguesa.

Foto D.R.