terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Teresa Ramalho "Tareka": morreu uma grande aficionada


Morreu hoje no Hospital da CUF, em Lisboa, onde estava internada há alguns dias, a popular actriz Maria Teresa Ramalho, conhecida por "Tareka", Mulher do ilustre ganadero João Ramalho (foto). Tinha 90 anos, cinco filhos, des netos e seis bisnetos.
Grande aficionada e defensora da corrida integral, a ela se ficou a dever, durante vários antes e antes da abrilada, a organização em Salvaterra de Magos dos famosos festivais taurinos a favor do Movimento Nacional Feminino. Foi sempre uma presença assídua nas praças de toiros e uma grande entusiasta da arte tauromáquica, por quem deu sempre a cara sem complexos.
Casada pela primeira vez com o médico António Caetano de Oliveira Martinho, Maria Teresa Guerra Bastos de Morais Sarmento Ramalho era mãe do actor e argumentista Tozé Martinho e da escritora Ana Maria Magalhães e irmã da escritora Isabel da Nóbrega. Casou pela segunda vez em Agosto de 1961 com o ganadero e antigo forcado João Ramalho.
Recordada actriz, iniciou a sua carreira em 1983 na telenovela "Origens" e participou depois noutras escritas por seu filho, como "Olhos de Água", "Dei-te quase tudo" e "Todo o tempo do mundo", produções da TVI. O seu último papel na televisão foi na telenovela "Louco Amor", exibida em 2012.
O funeral de Teresa Ramalho tem lugar amanhã, quarta-feira, 3 de Janeiro, em Salvaterra de Magos, onde o corpo deverá estar hoje em câmara ardente.
A toda a ilustre Família enlutada, em particular a seu marido, seus filhos e netos, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Foto Emílio de Jesus