segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

31 de Março: Gala do Moço de Forcado abre temporada em Évora

O saudoso empresário António Manuel Cardoso "Nené" no seu
escritório na praça de toiros de Évora - onde a temporada arranca
a 31 de Março, como ele próprio planeara

A temporada na praça de toiros de Évora - este ano marcada certamente pela saudade do empresário António Manuel Cardoso "Nené", falecido há um mês num acidente de viação - arranca no dia 31 de Março (sábado de Páscoa), como já aqui referimos, com a Gala do Moço de Forcado, uma jornada de demonstração da arte de pegar toiros que terá o seu ponto alto no tradicional Concurso de Cernelhas, em que se disputará o troféu "António José Zuzarte/Simão Comenda", sendo o júri constituído por António J. Zuzarte, Simão Comenda, Carlos Empis, António José Pinto e João Pedro Oliveira.
Invocando o passado, serão realizadas pegas "à moda antiga", como as sortes da porta da gaiola, da cadeira, de costas e casa da guarda.
Exibe-se um Grupo de Antigas Glórias comandado por Francisco Borges e também o Grupo da Nova Geração.
Os apresentadores serão João Carrinho e Raúl Caldeira e a festa conta ainda com a participação do grupo de sevilhanas "Raiz Flamenc".
Lidam-se reses cedidas pelas ganadarias de David Ribeiro Telles e Ismael Lourenço.
Findo o festejo, segue-se uma festa na discoteca "Praxis Club", em Évora.
No início do ano, o saudoso empresário António Manuel Cardoso "Nené" anunciara as datas das corridas que compõem a temporada em Évora, depois desta Gala do Moço de Forcado: a 20 de Maio, o Concurso de Ganadarias; a 29 de Junho, a corrida de S. Pedro; e mais três corridas a 8 e 29 de Setembro (corrida do Club de Rugby) e a 28 de Outubro (corrida da Vinha e do Vinho) - espectáculos esses que serão assegurados pela empresa Toiros & Tauromaquia, agora gerida por seus filhos Margarida e António José e por Carlos Ferreira.

Foto D.R.