sábado, 17 de fevereiro de 2018

Ana Batista e GFA de Lisboa receberam troféus ontem no Sobral de Monte Agraço

Miguel Alvarenga, Pedro Maria Gomes, Engº Luis Soares (vice-presidente da
Câmara do Sobral), Ana Batista e José Manuel Santos, presidente da Tertúlia
Tauromáquica Sobralense
Ana Batista recebeu o seu troféu das mãos de Luis Melícias, ex-presidente da
Tertúlia Sobralense, na presença do actual presidente, José Manuel Santos
Pedro Maria Gomes, cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, que foram ontem
galardoados pelo terceiro ano consecutivo como grupo triunfador da temporada
na praça de Sobral de Monte Agraço, recebeu o galardão das mãos do vice-
presidente da Câmara Municipal, Engº Luis Miguel Henriques Soares
Um aspecto da assistência e, em baixo, o bonito troféu com que a Tertúlia
Sobralense distinguiu ontem os dois triunfadores


A prestigiada Tertúlia Tauromáquica Sobralense, de Sobral de Monte Agraço, fundada em 31 de Outubro de 1977 e actualmente presidida por José Manuel Santos, realizou ontem na sua sede mais um jantar para entrega dos troféus que atribuíu na última temporada e que neste acto distinguiram a cavaleira Ana Batista e o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa como triunfadores da última época na praça de toiros local.
O acto, que encheu a sala da Tertúlia, contou com a honrosa presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Engº Luis Miguel Henriques Soares, que no final e num breve discurso louvou não só os dois galardoados como a Tauromaquia, que destacou como "importante manifestação da nossa Cultura".
Miguel Alvarenga foi ontem o orador que recordou o historial dos dois homenageados, começando por enaltecer "a classe a arte" da cavaleira Ana Batista, natural de Salvaterra de Magos e que com apenas 10 anos de idade se estreou na praça da sua terra em 18 de Julho de 1988, depois de ter colhido os primeiros ensinamentos na famosa Herdade da Torrinha, de Mestre David Ribeiro Telles. O director do "Farpas" recordou depois o histórico triunfo da cavaleira em 1994 no Campo Pequeno com um toiro de 585 quilos de Maria do Carmo Palha, o seu debute em Espanha em 1995 em Pamplona, a sua passagem pelo quarteto das "Amazonas da Arte" com as francesas Nathalie e Patrícia Pellén e a espanhola Raquel Orozco nos anos de 1997 e 1998 e a sua alternativa em Coruche na Corrida TV de 8 de Julho de 2000, apadrinhada por Conchita Cintrón e Joaquim Bastinhas, salientando a sua importante trajectória e a sua afirmação como primeira figura do toureio equestre "num mundo de homens".
"Por ser uma toureira de risco e de verdade e por pisar terrenos de compromisso que muitos outros não pisam, a Ana sofreu já algumas colhidas aparatosas, o que mais valoriza a sua brilhante carreira", frisou o jornalista.
Ana agradeceu as palavras de Miguel Alvarenga, congratulando-se pela distinção de que foi alvo por parte da Tertúlia Sobralense e recordando alguns dos êxitos alcançados na praça do Sobral, bem como a grave colhida que ali sofreu uma tarde.
Sobre o histórico Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, que em 2019 cumpre 75 anos de actividade e foi formado em 1994 por Nuno Salvação Barreto, Alvarenga recordou algumas das datas históricas que marcaram a sua trajectória, como por exemplo a participação do cabo fundador em 1951 no filme "Quo Vadis?", quando pegou um toiro de Infante da Câmara em pontas, a estreia do grupo em Espanha em 1950 em Sevilha e as suas presenças em Pamplona em 1970 e em Madrid, na Feira de Santo Isidro, nas temporadas de 1979 e 1980.
Com a presença na sala de vários forcados actuais e dos veteranos José Augusto Batista, João Galamba, Rijo Pinto e José Luis Gomes (o cabo que sucedeu a Salvação Barreto), Miguel Alvarenga enalteceu os 74 anos de glória dos Amadores de Lisboa, hoje comandados, desde 2010, por Pedro Maria Gomes.
Depois, o cabo dos Amadores de Lisboa, recordou que o grupo está numa "fase de renovação", depois da saída nos últimos anos de doze forcados e a entrada de novos valores, destacou algumas actuações importantes na última temporada e lamentou que "um grupo com a História do nosso tenha participado no último ano em apenas nove corridas e um festival" - Miguel Alvarenga salientara já na sua intervenção que "alguma coisa não vai bem no mundo da Tauromaquia para que isso se tenha passado...".
Pedro Maria Gomes lamentou ainda que o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa não pegue há vários anos, sem entender porquê, em algumas arenas importantes como as de Évora, de Alcochete, do Montijo e da Moita.
Este foi o terceiro ano consecutivo em que os Amadores de Lisboa ganharam o troféu como grupo triunfador da temporada na praça de Sobral de Monte Agraço.
No final do jantar e antes da entrega dos prémios, foram exibidos dois filmes respeitantes aos galardoados: um dia de treino de Ana Batista e uma entrevista de Pedro Maria Gomes ao site tauronews.com.

Fotos D.R.