quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Dia taurino no próximo sábado na Azambuja



A vila de Azambuja vai ter a tarde deste sábado, 24 de Fevereiro, animada com um conjunto de actividades taurinas que terão como palcos o Auditório Municipal e a Praça de Toiros local.
O primeiro evento será o lançamento do livro “António Salema, a impressão digital de um azambujense aficionado” (ao lado), pelas 15h00, no Auditório do Páteo Valverde.
A obra celebra os quase 92 anos de vida de um homem muito querido em Azambuja, principalmente no meio taurino, e a sua enorme paixão pelo mundo dos toiros. Este livro, editado pelo Município de Azambuja, faz uma viagem por muitas histórias e memórias das várias décadas da intensa paixão de António Luís dos Santos Salema pela arte do toureio. O texto oferece, igualmente, uma panorâmica sobre a tauromaquia azambujense, com destaque para a sua declaração como Património Cultural Imaterial do Município de Azambuja.
Ao lançamento do livro, seguir-se-á um momento de verdadeira “festa brava”. Ali mesmo ao lado do Páteo Valverde, na Praça de Toiros “Dr. Ortigão Costa”, às 16h30, terá lugar uma aula prática de toureio a pé com a participação da escola de toureio da Associação Cultural A Poisada do Campino. A entrada na praça para assistir a essa aula será livre.
Pelas 18h30, as atenções regressam ao Auditório Municipal, desta feita para um Colóquio subordinado ao tema “Salvar a Tauromaquia Portuguesa é salvar os Novilheiros!”. Esta é uma iniciativa da Tertúlia “Festa Brava” e contará com um painel de cinco figuras ligadas ao universo taurino. Com a moderação a cargo do crítico Maurício do Vale, serão intervenientes João Santos Andrade (Associação Nacional de Criadores de Toiros de Lide), Nuno Pardal (Associação Nacional de Toureiros Portugueses), Miguel Alvarenga (“Farpas Blogue”) e Luís Miguel Pombeiro (jornal “Olé!”).
Após o colóquio haverá um jantar no restaurante “O Picadeiro” para o qual é necessária inscrição prévia (963 349 990 ou 263 402 170).