quinta-feira, 22 de março de 2018

Coimbra foi uma lição: Conselho de Veteranos mantém garraiada da Queima das Fitas



O Conselho de Veteranos da Associação Académica de Coimbra, um dos orgãos titulares da Queima das Fitas, reuniu na noite de ontem e decidiu pela continuidade da Garraiada, apesar do resultado maioritariamente contrário manifestado pelos estudantes no referendo do passado dia 13, que não era vinculativo.
Na votação realizada na sede da Associação Académica de Coimbra, 14 elementos do Conselho de Veteranos votaram contra a aceitação dos resultados do referendo e 11 votaram pela aceitaão dos mesmos.
No referendo do passado dia 13, 70% dos votantes manifestou-se contra a realização da Garraiada da Queima das Fitas, mas num universo de quase 25 mil estudantes, pouco mais de 5 mil votaram. Contudo e como atrás referimos, a consulta não tinha efeito vinculativo, cabendo a última palavra ao Conselho de Veteranos. Que ontem optou pela manutenção da tradição centenária da Garraiada que, sendo assim, se vai efecuar na segunda quinta-feira da festa da Queima das Fitas, isto é, a 10 de Maio, em princípio e como tem sucedido, na praça de toiros da Figueira da Foz.
Venceu a tradição. Coimbra foi uma lição.

Foto D.R./Público