segunda-feira, 19 de março de 2018

Levesinho apresenta no sábado todos os cartéis de Vila Franca



O empresário Ricardo Levesinho (na foto ao lado, com seu irmão Rui) faz no próximo sábado, dia 24, nas arcadas da praça de toiros "Palha Blanco", a apresentação oficial da temporada em Vila Franca de Xira, este ano sob o lema "O Toiro e a Arte". O acto, inicialmente agendado para a tarde de sábado, será atrasado para o início da noite, devido ao adiamento, também para sábado, dos festivais que deveriam ter-se realizado anteontem em Santarém.
Serão apresentados todos os elencos da temporada e colocado à venda o abono para as cinco corridas de toiros que a compõem, além de quatro espectáculos de promoção aos novos valores (novilhadas e variedades taurinas) e ainda outros, entre os quais um Concurso de Recortadores.
A temporada vilafranquense - que marca o regresso de Levesinho à "Palha Blanco" - inicia-se, como já foi anunciado, a 6 de Maio, com a Corrida das Tertúlias, com a alternativa do cavaleiro David Gomes, apadrinhado por António Telles e Luis Rouxinol (testemunha) e pelos forcados de Vila Franca e de Coruche, lidando-se um imponente curro de toiros de Vale Sorraia no 70º aniversário da antiguidade da famosa ganadaria.
A segunda corrida (mista) será no primeiro fim-de-semana de Julho, pelas tradicionais Festas do Colete Encarnado, podendo ter cartel formado por dois cavaleiros e quatro toureiros a pé ou manter o formato habitual de dois cavaleiros e dois matadores (com uma figura de Espanha), homenageando-se Rui Bento pelos seus 30 anos de alternativa. Na véspera (madrugada de sábado para domingo) terá lugar a habitual Garraiada da Sardinha Asssada.
A Feira de Outubro estará composta por uma corrida mista e duas à portuguesa, não estando afastada a hipótese de um mano-a-mano entre António Telles e Diego Ventura na corrida de terça-feira, em que se procede à passagem de testemunho do cabo do Grupo de Forcados de Vila Franca, despedindo-se Ricardo Castelo e assumindo Vasco Pereira a chefia.

Fotos D.R. e M. Alvarenga