terça-feira, 27 de março de 2018

Tauroleve apresenta segunda corrida do ano em Vila Franca: homenagem à ganadaria Palha no Colete Encarnado


A empresa Tauroleve apresenta hoje o segundo acontecimento da temporada "O Toiro e a Arte" em Vila Franca de Xira - a tradicional corrida do Colete Encarnado, em que se homenageia a histórica ganadaria Palha, fundada há 170 anos.

Dia 8 de Julho é a data da tradicional corrida de toiros inserida nas emblemáticas festas do Colete Encarnado e na qual se prestará a homenagem à ganadaria Palha na comemoração do 170º aniversário da sua fundação.
Fundada no ano de 1848 por António José Pereira Palha de Faria e Lacerda, a ganadaria Palha é uma das divisas de maior importância no campo bravo da península ibérica tendo nos amantes do toiro-toiro os seus maiores seguidores.
Com passagem pelas maiores praças e feiras de Espanha e França, a ganadaria Palha conta com inúmeros triunfos além fronteiras entre os quais – o último –, no qual foi proclamada vencedora do “Desafio Ganadero” realizado na temporada de 2017 na Monumental de Madrid, e onde o toiro marcado a fogo com o número 656 de nome “Assustado”, foi declarado como o mais bravo desse ciclo que juntou várias ganadarias das denominadas “toristas”. Ainda em 2017, a divisa de Palha lidou na praça francesa de Vic-Fezensac, tendo o maioral sido chamado à arena no final da corrida como prémio para o encastado jogo dado pelos toiros lidados.
Numa das corridas mais emblemáticas do panorama taurino, juntou-se um elenco de toureiros com perfil para contornar as dificuldades e emoção dos exemplares vindos da Adema. A cavalo as lides estarão a cargo de Luis Rouxinol – consagrado e com um valor indiscritível - e Francisco Palha – jovem que tem vindo a cimentar a sua qualidade corrida após corrida -, e nas lides apeadas os espadas Pepe Moral – presença assídua nas principais feiras internacionais e com inúmeros triunfos em 2017 onde se destaca o indulto a um toiro de Victorino Martin – e Nuno Casquinha – um exemplo de persistência e afición, que repete na praça da sua terra após o triunfo alcançado na Feira de Outubro e ser líder do escalafon do Perú na temporada de 2017.
As pegas estarão a cargo dos Amadores de Vila Franca numa tarde de verdadeiro compromisso.
Como manda a tradição na madrugada de 7 para 8 realiza-se a tradicional Garraiada da Sardinha Assada.
Recordamos a grande aposta nos abonos de temporada, que consistem num desconto de 12,5% sobre os preços de tabela, possíveis de adquirir a partir do dia 2 de Abril através do telefone 913 325 158 ou na Tertúlia O Estoque junto ao Mercado Municipal, podendo os mesmos ser pagos até três prestações (Abril, Junho e Agosto).
Amanhã, apresentaremos os toiros das ganadarias de Vale Sorraia e Palha que serão lidados nas corridas de 6 de Maio e do Colete Encarnado.

- Tauroleve